segunda-feira, 27 de maio de 2013

SESSÃO LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM -O TEATRO COM FANTOCHES


SESSÃO LÚDICA: A sessão lúdica diagnóstica distingue da terapêutica, porque nessa o processo de brincar ocorre espontaneamente, enquanto que na diagnóstica há limites mais definido. Nesta última podem ser feitas intervenções provocadoras e limitadoras para observar a reação da criança: se aceita ou não propostas, se revela como quer ou pode brincar naquela situação, como resiste a frustrações, como elabora desafios e mudanças propostos na situação etc.
Segundo Weiss12 a técnica do jogo em psicanálise foi elaborada por M.Klein, Anna Freud, Lowenfeld e outros, que aprofundaram o simbolismo inconsciente do jogo. Por outro lado, J.Piaget7, em pesquisa sobre a construção do pensamento e da sociabilidade, mostra a elaboração do jogo nas diferentes idades, o que nos permite ter alguns parâmetros para a observação do jogo infantil. A visão de Winnicott13, contudo, possibilita uma compreensão mais integradora do brincar na aprendizagem.
No primeiro contato com a criança, Winnicott13 (1997) nos mostra que o essencial é o uso da brincadeira, do jogo para criar uma relação amigável, um “espaço de confiança”. No brincar, a criança constrói um espaço de experimentação, de transição entre o mundo interno e externo
É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto,pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self) (1975, p.80)
Em síntese, muitas coisas podem ser observadas na sessão lúdica. O importante é se fixar no vetor aprendizagem e investigar o que está envolvido neste processo e sua relação com a queixa. Ver o que faz como faz como organiza esse fazer em suas múltiplas facetas cognitivas, afetivo-sociais e corporais, em suas ligações com o processo pedagógico. È fundamental relacionar o observado com os dados obtidos nos testes e nas entrevistas de anamnese.

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