Dificuldade de aprendizagem não é um problema com a inteligência. As pessoas recebem, processam e transmitem as informações de formas diferentes. Dificuldades de aprendizagem são fatores que influenciam a capacidade de entender ou usar uma linguagem falada ou escrita, fazer cálculos matemáticos, coordenar os movimentos, ou atenção direta. Fonte: Dificuldades de Aprendizagem !!!
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Divulgando seu blog
domingo, 19 de setembro de 2010
OBJETIVO DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS
- SENSÓRIO-MOTOR (DE 0 A 2 ANOS APROXIMADAMENTE) INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA. NESSA FASE, O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO FÍSICO COM O OBJETO. PASSA DE ATIVIDADES REFLEXAS À FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS HÁBITOS, DEPOIS À COORDENAÇÃO ENTRE VISÃO E PREENSÃO (OLHOS E MÃOS), À PROCURA DE OBJETOS ESCONDIDOS, À PRÁTICA DE ATOS INTENCIONAIS, A COMPLEXIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE ESQUEMAS DE AÇÕES E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPREENSÃO.
- EX.: PARA A CRIANÇA/BEBÊ TER NOÇÃO DO QUE SEJA UM LÁPIS, É PRECISO TOCÁ-LO, SEGURÁ-LO, LEVÁ-LO A BOCA E DENTRO DE SEU DESENVOLVIMENTO, RABISCAR COM ELE.
SESSÃO DE TERAPIA INFANTIL
ESTA É UMA SESSÃO UNICA EM QUE A NARRAÇÃO DE UMA HISTORINHA INFANTIL COM OS DEDOCHES DOS PERSONAGENS, TEM O OBEJTIVO DE ATRAIR A A ATENÇÃO DA CRIANÇA E ESTIMULANDO A CONCENTRAÇÃO.
NOTA: CUIDADORA: ELCELY SOARES DOURADO, É PSICOPEDAGOGA CLINICA E AVÓ DESTA LINDA CRIATURINHA DE DEUS.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
O BEBÊ EM FOCO
Elcely Dourado é Psicopedagoga Clinica, especialista em dificuldades de aprendizagem, e tem desenvolvido nos últimos tempos, o desenvolvimento da criança no centro da atenção da familia e baseada em vários estudos e observação de seus próprios netos e de outras crianças antes do primeiro ano de vida, de diversos autores, as atividades tanto individual como em grupos de estimulação, visando propiciar um espaço para que os bebês passem por todas as etapas do desenvolvimento motor, perceptivo de uma forma adequada. A base dos movimentos é sempre asssociada ao desenvolvimento do equilíbrio motor e da atenção, concentração da criança. E que se tornem crianças felizes, adolescentes saudáveis e adultos conscientes.
Nota, entrar em contato pelo e-mail< elcely@hotmail.com
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
MINHA EXPERIÊNCIA É NA PRÁTICA
domingo, 5 de setembro de 2010
Para entendimento dos pais de alunos com dificuldades escolar
A Psicopedagogia
Estuda o processo da aprendizagem humana e suas dificuldades, atuando em caráter preventivo e terapêutico.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .
O atendimento psicopedagógico é composto de duas etapas:
Diagnóstico: Busca através de coletas de dados , aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais podem refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.
A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.
Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utilizase recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas .É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudandoo a compreende-los.
A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.
Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação
Elcely Soares Dourado
Psicopedagoga Clinica
Fonte: Valeria Segre ___www.psicopedagogavaleria.com
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
PSICOPEDAGOGIA E REFORÇO ESCOLAR
ESPAÇO DE ATENDIMENTO
PEDAGÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
ELCELY SOARES DOURADO
ATENDO EM MEU DOMICILIO, CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE TENHAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INCLUINDO (REFORÇO ESCOLAR ATE OS 08 ANOS DE IDADE).
MARCAR CONSULTA EM HORA COMERCIAL OU FORA DE HORA COMERCIAL
CELULAR: (62) 8192 1521__TIM
E-Mail: elcely@hotmail.com
Blogspot: http://psicopedagogaclinicaelcely.blogspot.com/