sexta-feira, 24 de setembro de 2010

domingo, 19 de setembro de 2010

OBJETIVO DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS



A PREVENÇÃO

A DISTINÇÃO ENTRE O TRABALHO CLÍNICO E O PREVENTIVO É FUNDAMENTAL.
O TRABALHO CLÍNICO VISA BUSCAR OS OBSTÁCULOS E AS CAUSAS PARA O PROBLEMA DE APRENDIZAGEM JÁ INSTALADO ( O QUE NÃO É NOSSO CASO DE ESTUDO NESTA FASE).
O TRABALHO PREVENTIVO, BUSCA ESTUDAR AS CONDIÇÕES EVOLUTIVAS DA APRENDIZAGEM APONTANDO CAMINHOS PARA UM APRENDER MAIS EFICIENTE.
ESSE PORTANTO É UM TRABALHO LIVRE DE DIAGNÓSTICOS, POIS O QUE FAREMOS INICIALMENTE É BRINCAR COM O BEBÊ, LHE DESPERTANDO VÁRIOS SETORES E OBSERVANDO SUA INTERAÇÃO COM OUTROS OBJETOS.
INICIAREMOS COM SESSÕES LÚDICAS CENTRADAS NA OBSERVAÇÃO E ATENÇÃO DA CRIANÇA, QUE SERÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS.
O QUE NOS INTERESSA CHEGAR A COMPREENDER NESSE PONTO É A OPORTUNIDADE QUE A CRIANÇA TEVE PARA INVESTIGAR (APLICAR SEUS ESQUEMAS PRECOCES) E PARA MODIFICAR-SE (POR TRANSFORMAÇÃO DOS SEUS ESQUEMAS), COM IMPLICAÇÕES POSTERIORES DESSAS ATIVIDADES NO JOGO E NA IMITAÇÃO, O QUE LEVA À CONSTITUIÇÃO DE SÍMBOLOS E IMAGENS.
BRINCAR, E SOMENTE NO BRINCAR, QUE A CRIANÇA, PODE SER CRIATIVO E UTILIZAR SUA PERSONALIDADE INTEGRAL: E É SOMENTE SENDO CRIATIVO QUE A CRIANÇA DESCOBRE O "EU".
É NESSE TIPO DE SESSÃO, OBSERVA-SE A CONDU
TA DA CRIANÇA, COMO UM TODO, SE A CRIANÇA É ANSIOSA, IMPACIENTE OU MESMO SEM INTERESSE NENHUM COM OS BRINQUEDOS. E SUAS EMOÇÕES LIGADAS AO SIGNIFICADO DOS CONTEÚDOS E AÇÕES.

OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, SEGUNDO PIAGET
  • SENSÓRIO-MOTOR (DE 0 A 2 ANOS APROXIMADAMENTE) INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA. NESSA FASE, O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO FÍSICO COM O OBJETO. PASSA DE ATIVIDADES REFLEXAS À FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS HÁBITOS, DEPOIS À COORDENAÇÃO ENTRE VISÃO E PREENSÃO (OLHOS E MÃOS), À PROCURA DE OBJETOS ESCONDIDOS, À PRÁTICA DE ATOS INTENCIONAIS, A COMPLEXIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE ESQUEMAS DE AÇÕES E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPREENSÃO.
  • EX.: PARA A CRIANÇA/BEBÊ TER NOÇÃO DO QUE SEJA UM LÁPIS, É PRECISO TOCÁ-LO, SEGURÁ-LO, LEVÁ-LO A BOCA E DENTRO DE SEU DESENVOLVIMENTO, RABISCAR COM ELE.
NOTA: ESSE É UM TRABALHO QUE ESTOU DESENVOLVENDO E QUE OS RESULTADOS SÃO MARAVILHOSOS, POIS DESPERTA NA CRIANÇA PRINCIPALMENTE O OBEDECER AS REGRAS.


ELCELY DOURADO É PSICOPEDAGOGA CLINICA: E-MAIL: elcely@hotmail.com

SESSÃO DE TERAPIA INFANTIL

ESTA É UMA SESSÃO UNICA EM QUE A NARRAÇÃO DE UMA HISTORINHA INFANTIL COM OS DEDOCHES DOS PERSONAGENS, TEM O OBEJTIVO DE ATRAIR A A ATENÇÃO DA CRIANÇA E ESTIMULANDO A CONCENTRAÇÃO.

NOTA: CUIDADORA: ELCELY SOARES DOURADO, É PSICOPEDAGOGA CLINICA E AVÓ DESTA LINDA CRIATURINHA DE DEUS.

HISTORIAS PRA PAOLA - FILME.wmv

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O BEBÊ EM FOCO

CUIDE BEM DE SEU BEBÊ
Elcely Dourado é Psicopedagoga Clinica, especialista em dificuldades de aprendizagem, e tem desenvolvido nos últimos tempos, o desenvolvimento da criança no centro da atenção da familia e baseada em vários estudos e observação de seus próprios netos e de outras crianças antes do primeiro ano de vida, de diversos autores, as atividades tanto individual como em grupos de estimulação, visando propiciar um espaço para que os bebês passem por todas as etapas do desenvolvimento motor, perceptivo de uma forma adequada. A base dos movimentos é sempre asssociada ao desenvolvimento do equilíbrio motor e da atenção, concentração da criança. E que se tornem crianças felizes, adolescentes saudáveis e adultos conscientes.

Este é um projeto psicopedagógico-clinico preventivo desta proposta.

Dicas: Brincar é uma atividade inteiramente absorvida e não pode ser negligenciada, não pode ser vista como uma atividade para ocupar o tempo livre e brinque mais com seu bebê.

O CASTELINHO DE FORMAS

É bem divertido, pois alia duas brincadeiras: encaixe de formas coloridas e aramado. Ao brincar o castelinho de formas a criança estará exercitando a percepção de formas e cores e coordenação motora. A partir de 9 meses de idade, você já poderá estimulá-lo com esse brinquedo.


Nota, entrar em contato pelo e-mail< elcely@hotmail.com

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

MINHA EXPERIÊNCIA É NA PRÁTICA


O BOM DE SER AVÓ PSICOPEDAGOGA CLINICA


COMO PSICOPEDAGOGA CLINICA E COMO AVÓ, PREFIRO DAR MEU DEPOIMENTO COMO AMBAS AS PROFISSIONAIS.

TENHO UM NETO DE 8 ANOS DE IDADE, QUE LOGO QUE COMPLETOU SEU PRIMEIRO ANINHO, JA FUI LHE DANDO TABUAS DE ENCAIXAR OS BRINQUEDOS E ESTIMULANDO-O A ACERTOS COM PALMAS PARA ELE.

ISSO FOI UMA DAS PROVAS QUE TENHO ARQUIVADO NA MEMÓRIA, POIS HOJE É MUITO BEM ALFABETIZADO E ATE OS DIAS DE HOJE, NÃO APRESENTA NENHUMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR.

CHEGOU MINHA SEGUNDA NETINHA, (LUIZA)QUE AGORA TEM UM ANO E 3 MESES DE IDADE, COM ESSA TENHO POUCO CONTATO, POIS MORA EM MINEIROS E SUA MÃE É FONOAUDIOLOGA E FAZ SEU PAPEL DE AMBAS AS PROFISSÕES COM A FILHA. OBSERVO QUANDO VEM EM GOIÂNIA, QUE É BEM DESENVOLVIDA TANTO MENTAL COMO O FISICO, ESSA ESTÁ NO CAMINHO CERTO.

AGORA TENHO UMA NETINHA DE 9 MESES, (PAOLA), QUE CUIDO QUASE TODOS OS DIAS.
E AO OBSERVA-LA FICO QUASE ASSUSTADA COM TANTA INTELIGENCIA QUE DEMONSTRA NOS FATOS QUE APRESENTO.
ESTA ENGATINHANDO, FICA EM PÉ SOZINHA E ADORA A LIBERDADE DE PODER ENGATINHAR SOZINHA PELO APARTAMENTO.
FOI AOS 8 MESES QUE VIU LITERALMENTE SEU PAI, QUANDO FOI VISITA-LO ONDE MORA.
E TENHO UMA FOTO NO MEU COMPUTADOR COMO PAGINA DE TRABALHO. TODA VEZ QUE LIGO MEU NOTBOOK ELA OUVE E GRITA QUERENDO IR PRA FRENTE DA TELA VER O PAPAI.
É IMPRESSIONANTE COMO ELA FICA EXTASIADA AO VÊ-LO NA TELA

METE A MÃO DIRETAMENTE NO ROSTO DELE E FICA COM O DEDINHO APONTANDO E GRITANDO.

PRA MIM COMO PSICOPEDAGOGA É UM BOM SINAL DE PERCEPÇÃO, DISCERNIMENTO, VISÃO E MUITO MAIS QUE IREI ACOMPANHAR DAQUI PRA FRENTE

JA CONTO HISTORINHAS COM OS DEDOCHES DOS PERSONAGENS. ELA OUVE SILENCIOSAMENTE, COISA DIFICIL NUMA CRIANÇA DE 9 MESES APENAS.

SENHORES PAIS, QUE TEM FILHOS OU NETOS BEBES, PROCURE ESTIMULAR SEU FILHOTE COM PEQUENAS COISAS PRATICAS, MOSTRAR FOTOS, TELAS COLORIDAS, PAISAGENS E ENFIM COISAS QUE O FAÇAM ADMIRAR A BELEZA DA ALMA.

ISSO GERA EMPATIA NUMA CRIANÇA DESDE CEDO. E VA ACOMPANHANDO PASSO A PASSO ATRAVES DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS. BRINQUEDOS DE ENCAIXAR, MONTAR SÃO MAIS IMPORTANTES PARA ESTIMULAR A ESCRITA FINA, A DESTREZA, A SE MOVIMENTAR DE MANEIRA CORRETA, PARA QUANDO CHEGAR NA ALFABETIZAÇÃO ELE NÃO ENCONTRE DIFICULDADES PARA ASSIMILAR.

domingo, 5 de setembro de 2010

Para entendimento dos pais de alunos com dificuldades escolar

A Psicopedagogia

Estuda o processo da aprendizagem humana e suas dificuldades, atuando em caráter preventivo e terapêutico.

O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .

O atendimento psicopedagógico é composto de duas etapas:

Diagnóstico: Busca através de coletas de dados , aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais podem refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.

Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utilizase recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas .É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudandoo a compreende-los.

A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.

Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação

Elcely Soares Dourado

Psicopedagoga Clinica




Fonte: Valeria Segre ___www.psicopedagogavaleria.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PSICOPEDAGOGIA E REFORÇO ESCOLAR

ESPAÇO DE ATENDIMENTO


PEDAGÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO

ELCELY SOARES DOURADO


ATENDO EM MEU DOMICILIO, CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE TENHAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INCLUINDO (REFORÇO ESCOLAR ATE OS 08 ANOS DE IDADE).

MARCAR CONSULTA EM HORA COMERCIAL OU FORA DE HORA COMERCIAL

CELULAR: (62) 8192 1521__TIM

E-Mail: elcely@hotmail.com

Blogspot: http://psicopedagogaclinicaelcely.blogspot.com/