domingo, 5 de setembro de 2010

Para entendimento dos pais de alunos com dificuldades escolar

A Psicopedagogia

Estuda o processo da aprendizagem humana e suas dificuldades, atuando em caráter preventivo e terapêutico.

O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .

O atendimento psicopedagógico é composto de duas etapas:

Diagnóstico: Busca através de coletas de dados , aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais podem refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.

Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utilizase recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas .É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudandoo a compreende-los.

A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.

Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação

Elcely Soares Dourado

Psicopedagoga Clinica




Fonte: Valeria Segre ___www.psicopedagogavaleria.com

2 comentários:

  1. ESTE TEXTO, É UMA BREVE EXPLICAÇÃO AOS PAIS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

    ResponderExcluir
  2. Estou iniciando agora o estagio de Especialização em Psicopedagogia, além das orientações dos professores, eu gosto de pesquisar. Foi aí que encontrei a sua página e gostei da sua experiencia, Parabéns pelo seu trabalho, continue colocando suas experiencias na net. Essa pratica tem ajudado muito gente como eu,que esta rescente no ramo. Um beijo no coração
    Joelma Ribeiro
    Pedagoga/Psicopedagoga

    ResponderExcluir