Fish

domingo, 19 de setembro de 2010

OBJETIVO DO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO COM CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS



A PREVENÇÃO

A DISTINÇÃO ENTRE O TRABALHO CLÍNICO E O PREVENTIVO É FUNDAMENTAL.
O TRABALHO CLÍNICO VISA BUSCAR OS OBSTÁCULOS E AS CAUSAS PARA O PROBLEMA DE APRENDIZAGEM JÁ INSTALADO ( O QUE NÃO É NOSSO CASO DE ESTUDO NESTA FASE).
O TRABALHO PREVENTIVO, BUSCA ESTUDAR AS CONDIÇÕES EVOLUTIVAS DA APRENDIZAGEM APONTANDO CAMINHOS PARA UM APRENDER MAIS EFICIENTE.
ESSE PORTANTO É UM TRABALHO LIVRE DE DIAGNÓSTICOS, POIS O QUE FAREMOS INICIALMENTE É BRINCAR COM O BEBÊ, LHE DESPERTANDO VÁRIOS SETORES E OBSERVANDO SUA INTERAÇÃO COM OUTROS OBJETOS.
INICIAREMOS COM SESSÕES LÚDICAS CENTRADAS NA OBSERVAÇÃO E ATENÇÃO DA CRIANÇA, QUE SERÃO FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS.
O QUE NOS INTERESSA CHEGAR A COMPREENDER NESSE PONTO É A OPORTUNIDADE QUE A CRIANÇA TEVE PARA INVESTIGAR (APLICAR SEUS ESQUEMAS PRECOCES) E PARA MODIFICAR-SE (POR TRANSFORMAÇÃO DOS SEUS ESQUEMAS), COM IMPLICAÇÕES POSTERIORES DESSAS ATIVIDADES NO JOGO E NA IMITAÇÃO, O QUE LEVA À CONSTITUIÇÃO DE SÍMBOLOS E IMAGENS.
BRINCAR, E SOMENTE NO BRINCAR, QUE A CRIANÇA, PODE SER CRIATIVO E UTILIZAR SUA PERSONALIDADE INTEGRAL: E É SOMENTE SENDO CRIATIVO QUE A CRIANÇA DESCOBRE O "EU".
É NESSE TIPO DE SESSÃO, OBSERVA-SE A CONDU
TA DA CRIANÇA, COMO UM TODO, SE A CRIANÇA É ANSIOSA, IMPACIENTE OU MESMO SEM INTERESSE NENHUM COM OS BRINQUEDOS. E SUAS EMOÇÕES LIGADAS AO SIGNIFICADO DOS CONTEÚDOS E AÇÕES.

OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, SEGUNDO PIAGET
  • SENSÓRIO-MOTOR (DE 0 A 2 ANOS APROXIMADAMENTE) INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA. NESSA FASE, O CONHECIMENTO SE DÁ PELO CONTATO FÍSICO COM O OBJETO. PASSA DE ATIVIDADES REFLEXAS À FORMAÇÃO DOS PRIMEIROS HÁBITOS, DEPOIS À COORDENAÇÃO ENTRE VISÃO E PREENSÃO (OLHOS E MÃOS), À PROCURA DE OBJETOS ESCONDIDOS, À PRÁTICA DE ATOS INTENCIONAIS, A COMPLEXIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE ESQUEMAS DE AÇÕES E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPREENSÃO.
  • EX.: PARA A CRIANÇA/BEBÊ TER NOÇÃO DO QUE SEJA UM LÁPIS, É PRECISO TOCÁ-LO, SEGURÁ-LO, LEVÁ-LO A BOCA E DENTRO DE SEU DESENVOLVIMENTO, RABISCAR COM ELE.
NOTA: ESSE É UM TRABALHO QUE ESTOU DESENVOLVENDO E QUE OS RESULTADOS SÃO MARAVILHOSOS, POIS DESPERTA NA CRIANÇA PRINCIPALMENTE O OBEDECER AS REGRAS.


ELCELY DOURADO É PSICOPEDAGOGA CLINICA: E-MAIL: elcely@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário