segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ESPAÇO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA


 


 

"A Holística, basicamente é uma atitude diante da realidade, uma
forma de ver e compreender o mundo, um espaço onde é permitido um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte, Filosofia e as Tradições Espirituais, sendo esse intercâmbio que se propõe como uma das mais criativas formas de enfrentamento dos desafios deste final de século". (Autor desconhecido)

    A "Casa do Aprender" é um projeto de Elcely Soares Dourado, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica, direcionado ao estudo, esclarecimento e desenvolvimento de atividades, objetivando o aprender de crianças, jovens e adultos de todo o tipo e características, incluindo crianças Indigo, dotadas, superdotadas, super psíquicas e jovens que se identifiquem com todas e cada uma dessas energias do Novo Tempo.

    As atividades são desenvolvidas em colaboração com profissional habilitada na Educação e Saúde, Pedagoga, Psicopedagoga e Terapeuta Holística.


 

NO ESPAÇO DE EDUCACÃO HOLÍSTICA: Teremos apoio Psicopedagógico e Terapia Holística.

APOIO PSICOPEDAGÓGICO.


 

Pretende avaliar e intervir nas dificuldades particulares de cada aluno, que estão relacionados com o Aprender, e que possam estar relacionadas com o insucesso escolar ou dificuldades escolares, nomeadamente falta de capacidade, concentração, métodos de estudo ineficaz e má gestão dos tempos de estudo.

Através deste apoio é realizado uma avaliação para identificar os problemas que poderão estar na origem das dificuldades e é delineado um plano de intervenção, com o objetivo de proporcionar a aquisição e o treino de competências essenciais a um bom desempenho escolar.

Na sociedade atual a adaptação à Escola tem implicações profundas no futuro do indivíduo. A criança e o jovem, cada vez mais, revelam rebeldia face ao institucionalizado, ao determinado, à autoridade.

Neste contexto as crianças consideradas especiais: Índigo, por exemplo, são rotuladas, como rebeldes e, por vezes, são diagnosticadas como déficit de atenção, hiperatividade e outros distúrbios comportamentais que em nada ajuda no seu normal crescimento e desenvolvimento.

Esses comportamentos desajustados de crianças especiais com características de meninos índigo/dotados entre outros, desaparecem quando são acompanhados em atividades extracurriculares criativas, artísticas e harmoniosas.

Na Casa do Aprender, acreditamos nas capacidades do ser humano, respeitando a pessoa e sua evolução, criando instrumentos de prevenção contra o estresse escolar, a desmotivação, a depressão, a apatia, o desinteresse e rebeldia de crianças e jovens.

O APOIO PSICOPEDAGÓGICO, é composto de: (Anamnese, Diagnóstico e Intervenção);

Finalidades:

  • Avaliar as situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem;
  • Identificar as causas de insucesso escolar;
  • Implementar medidas de correção das dificuldades encontradas mediante a aplicação de técnicas específicas que incidem em:
  • Métodos e técnicas de estudo;
  • Promoção de motivação, autonomia, auto-confiança e maturidade, necessárias à auto regulação do processo de ensino-aprendizagem;
  • Estimulação cognitiva das áreas que se impõem como obstáculos à aprendizagem.


 

Como decorre este processo?

  • Consulta inicial:
    • Anamnese, consiste na entrevista com os pais e o aluno para definição das dificuldades;
    • Entrega de relatório com o intuito de delinear intervenção adequada do aluno(a).
  • Avaliação Psicopedagógica de Diagnóstico: conjunto de provas específicas que avaliam domínios implicados no processo ensino-aprendizagem. É composto de 8 a 10 sessões, sendo 2 sessões por semana, com duração de 50 minutos cada .


 

CAIXA LÚDICA /CAIXA DE TRABALHO

( Exclusiva e individual do aluno )


 

ABERTURA DO DIAGNÓSTICO: E O C A: Entrevista Operativa, Centrada na Aprendizagem;

  • Anamnese: Entrevista com o aluno;
  • Contato com a escola do aluno: O terapeuta procurará a escola no sentido de fazer uma devolutiva e esclarecer quais serão as linhas de trabalho.
  • Provas Operatórias de Piaget;
  • Provas Pedagógicas: teste de escrita, leitura e aritmética;
  • Provas Projetivas: Par Educativo, Eu e Meu Companheiros, Os Quatro Momentos do Dia, Família Educativa e outros;
  • A Hora do Jogo: Jogos de regras e outros;
  • Observações na Sala de Aula;
  • Entrevista com a Professora;
  • Observação no Recreio;
  • Observação do Material Escolar;

DEVOLUTIVA OU ENCAMINHAMENTO. O Diagnóstico Psicopedagógico poderá ou não confirmar as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste acaso ele indicará um tratamento Psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e ai ele poderá indicar um Psicólogo, Fonoaudiólogo, Neurologista, Arteterapeuta, Musicoterapeuta ou outro profissional a depender do caso.

Havendo uma demanda para o trabalho psicopedagógico, deve-se fazer o contrato do trabalho que leve em considerações: horários, honorários, férias, faltas ...

  • Consulta de Intervenção: Entrega de relatório de um plano de Intervenção adequada às necessidades da criança e programação das sessões.
  • Intervenção Psicopedagógica ou Tratamento: Conjunto de sessões de aplicação do plano delineado na sessão anterior;

Durante o tratamento (Intervenção), são realizados diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio:

Relacionados à Escrita, Leitura e Aritmética.

O Psicopedagogo utilizará, vários recursos que ajudem o aluno a controlar os sintomas de distração, ausências, impulsividade, hiperatividade e outros, através de atividades lúdicas adequadas e não agressivas como:


 

  • Jogos didáticos;
  • Brincadeiras;
  • Conto de histórias;
  • Computador e outras situações que forem oportunas;
  • Desenhos: Teste do Desenho de Silver e outros;
  • Arte Terapia, pinturas e outros;
  • Musicoterapia, música e harmonizações criativas;


 

INFORME PSICOPEDAGÓGICO: Laudo, com informações sobre o tratamento.

  • Dados Pessoais;
  • Motivo da Avaliação – Encaminhamento;
  • Período da Avaliação e Número de Sessões;
  • Instrumentos usados;
  • Análise dos resultados nas diferentes áreas;
  • Hipótese Diagnóstica;
  • Recomendações e indicações: Á Escola, À Família;

ENCAMINHAMENTOS:

  • À Família;
  • À Escola.

  •  

TERAPIA HOLÍSTICA. (SE HOUVER INTERESSE )

  • Mapa Astrológico: Análise da posição planetária do nascimento, traçando seu perfil pessoal. Precisa do nome completo, data de nascimento, hora de nascimento, cidade em que nasceu e onde mora atualmente. Forneço para você as primeiras indicações e comentários sobre seu Mapa Astral. É uma referência muito interessante para quem ainda não se consultou com um astrólogo e deseja ter uma primeira mensagem astrológica pessoal.
  • Indicação dos Remédios Florais: Poderão ser receitados os remédios Florais de acordo com a posição dos signos e

planetas de seu mapa astrológico.


 

  • Previsões Interpretadas: Sobre o mapa Astral da pessoa.
    • Análise dos Trânsitos Planetários Anual, vale para um ano.
    • Análise da Revolução Solar Anual, vale para um ano.
  • Tarô Oracular: Leitura das Cartas de Tarô.


 

  • Os Anjos Cabalísticos: o nome de seu Anjo Cabalístico, com as datas durante o ano de aproximação de seu Anjo, com salmo indicado.
  • TERAPIA FLORAL
    NA PSICOPEDAGOGIA: Tem o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando a intervenção do Psicopedagogo.

    É importante lembrar que os florais só deverá ser ministrado após o diagnóstico, para que se possa identificar o que o sujeito necessita. Se percebermos na anamnese que a mãe ou o pai necessita de algum floral pode-se também recomendar.

A TERAPIA FLORAL NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.

(FLORAIS DO CERRADO, FLORAIS DE BACH BIO-FLORAIS E OUTROS)


 

    À tempos o processo de aprendizagem vem sendo estudado com a finalidade de buscar a maneira correta de ensinar as crianças, para que tenham possibilidades de se tornarem cidadãos capazes e conscientes de sua missão durante a vida. Assim, aprendizagem envolve o processo de desenvolvimento do ser humano e deve permitir à criança vivenciar experiências que possam ajudá-la durante toda sua existência.

    Inúmeros programas de alfabetização, poucos com resultados, têm sido idealizados para atender desde as crianças consideradas normais, até aquelas classificadas como deficientes, superdotadas, hiperativas e que necessitam de tratamento especial.

    Entretanto, além de uma prática pedagógica adequada, a terapia Floral traz ótimas opções para melhoria do aprendizado, independentemente da presença de algum tipo de deficiência, pois, características como a dispersão ou a insegurança podem comprometer muito o desempenho do indivíduo no processo de aprendizagem.

    E como Terapeuta Floral e Educadora tenho tido a oportunidade de observar detalhadamente os benefícios dos florais sobre as dificuldades da aprendizagem. Os resultados satisfatórios que se observa são efetivos e se dão de forma natural e saudável.


 


 


 

CASA DO APRENDER

"ESPAÇO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA"


 

Elcely Soares Dourado.

Formação Profissional:

- Graduada em Pedagogia, formada na Universidade Católica de Goiás (UCG) – HOJE, PUC GOIÁS

- Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica, formada na Universidade Católica de Goiás (UCG).


 

E-Mail: elcely@hotmail.com


 

Goiânia, _________/_________/___________


 

Elcely Soares Dourado – CR ________


 

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CASA DO APRENDER


 

ESPAÇO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA


 


 

Psicopedagoga Clínica:

Elcely Soares Dourado

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