A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
"A Holística, basicamente é uma atitude diante da realidade, uma
forma de ver e compreender o mundo, um espaço onde é permitido um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte, Filosofia e as Tradições Espirituais, sendo esse intercâmbio que se propõe como uma das mais criativas formas de enfrentamento dos desafios deste final de século". (Autor desconhecido)
A "Casa do Aprender" é um projeto de Elcely Soares Dourado, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica, direcionado ao estudo, esclarecimento e desenvolvimento de atividades, objetivando o aprender de crianças, jovens e adultos de todo o tipo e características, incluindo crianças Indigo, dotadas, superdotadas, super psíquicas e jovens que se identifiquem com todas e cada uma dessas energias do Novo Tempo.
As atividades são desenvolvidas em colaboração com profissional habilitada na Educação e Saúde, Pedagoga, Psicopedagoga e Terapeuta Holística.
NO ESPAÇO DE EDUCACÃO HOLÍSTICA: Teremos apoio Psicopedagógico e Terapia Holística.
APOIO PSICOPEDAGÓGICO.
Pretende avaliar e intervir nas dificuldades particulares de cada aluno, que estão relacionados com o Aprender, e que possam estar relacionadas com o insucesso escolar ou dificuldades escolares, nomeadamente falta de capacidade, concentração, métodos de estudo ineficaz e má gestão dos tempos de estudo.
Através deste apoio é realizado uma avaliação para identificar os problemas que poderão estar na origem das dificuldades e é delineado um plano de intervenção, com o objetivo de proporcionar a aquisição e o treino de competências essenciais a um bom desempenho escolar.
Na sociedade atual a adaptação à Escola tem implicações profundas no futuro do indivíduo. A criança e o jovem, cada vez mais, revelam rebeldia face ao institucionalizado, ao determinado, à autoridade.
Neste contexto as crianças consideradas especiais: Índigo, por exemplo, são rotuladas, como rebeldes e, por vezes, são diagnosticadas como déficit de atenção, hiperatividade e outros distúrbios comportamentais que em nada ajuda no seu normal crescimento e desenvolvimento.
Esses comportamentos desajustados de crianças especiais com características de meninos índigo/dotados entre outros, desaparecem quando são acompanhados em atividades extracurriculares criativas, artísticas e harmoniosas.
Na Casa do Aprender, acreditamos nas capacidades do ser humano, respeitando a pessoa e sua evolução, criando instrumentos de prevenção contra o estresse escolar, a desmotivação, a depressão, a apatia, o desinteresse e rebeldia de crianças e jovens.
O APOIO PSICOPEDAGÓGICO, é composto de: (Anamnese, Diagnóstico e Intervenção);
Finalidades:
- Avaliar as situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem;
- Identificar as causas de insucesso escolar;
- Implementar medidas de correção das dificuldades encontradas mediante a aplicação de técnicas específicas que incidem em:
- Métodos e técnicas de estudo;
- Promoção de motivação, autonomia, auto-confiança e maturidade, necessárias à auto regulação do processo de ensino-aprendizagem;
- Estimulação cognitiva das áreas que se impõem como obstáculos à aprendizagem.
Como decorre este processo?
- Consulta inicial:
- Anamnese, consiste na entrevista com os pais e o aluno para definição das dificuldades;
- Entrega de relatório com o intuito de delinear intervenção adequada do aluno(a).
- Avaliação Psicopedagógica de Diagnóstico: conjunto de provas específicas que avaliam domínios implicados no processo ensino-aprendizagem. É composto de 8 a 10 sessões, sendo 2 sessões por semana, com duração de 50 minutos cada .
CAIXA LÚDICA /CAIXA DE TRABALHO
( Exclusiva e individual do aluno )
ABERTURA DO DIAGNÓSTICO: E O C A: Entrevista Operativa, Centrada na Aprendizagem;
- Anamnese: Entrevista com o aluno;
- Contato com a escola do aluno: O terapeuta procurará a escola no sentido de fazer uma devolutiva e esclarecer quais serão as linhas de trabalho.
- Provas Operatórias de Piaget;
- Provas Pedagógicas: teste de escrita, leitura e aritmética;
- Provas Projetivas: Par Educativo, Eu e Meu Companheiros, Os Quatro Momentos do Dia, Família Educativa e outros;
- A Hora do Jogo: Jogos de regras e outros;
- Observações na Sala de Aula;
- Entrevista com a Professora;
- Observação no Recreio;
- Observação do Material Escolar;
DEVOLUTIVA OU ENCAMINHAMENTO. O Diagnóstico Psicopedagógico poderá ou não confirmar as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste acaso ele indicará um tratamento Psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e ai ele poderá indicar um Psicólogo, Fonoaudiólogo, Neurologista, Arteterapeuta, Musicoterapeuta ou outro profissional a depender do caso.
Havendo uma demanda para o trabalho psicopedagógico, deve-se fazer o contrato do trabalho que leve em considerações: horários, honorários, férias, faltas ...
- Consulta de Intervenção: Entrega de relatório de um plano de Intervenção adequada às necessidades da criança e programação das sessões.
- Intervenção Psicopedagógica ou Tratamento: Conjunto de sessões de aplicação do plano delineado na sessão anterior;
Durante o tratamento (Intervenção), são realizados diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio:
Relacionados à Escrita, Leitura e Aritmética.
O Psicopedagogo utilizará, vários recursos que ajudem o aluno a controlar os sintomas de distração, ausências, impulsividade, hiperatividade e outros, através de atividades lúdicas adequadas e não agressivas como:
- Jogos didáticos;
- Brincadeiras;
- Conto de histórias;
- Computador e outras situações que forem oportunas;
- Desenhos: Teste do Desenho de Silver e outros;
- Arte Terapia, pinturas e outros;
- Musicoterapia, música e harmonizações criativas;
INFORME PSICOPEDAGÓGICO: Laudo, com informações sobre o tratamento.
- Dados Pessoais;
- Motivo da Avaliação – Encaminhamento;
- Período da Avaliação e Número de Sessões;
- Instrumentos usados;
- Análise dos resultados nas diferentes áreas;
- Hipótese Diagnóstica;
- Recomendações e indicações: Á Escola, À Família;
ENCAMINHAMENTOS:
- À Família;
- À Escola.
TERAPIA HOLÍSTICA. (SE HOUVER INTERESSE )
- Mapa Astrológico: Análise da posição planetária do nascimento, traçando seu perfil pessoal. Precisa do nome completo, data de nascimento, hora de nascimento, cidade em que nasceu e onde mora atualmente. Forneço para você as primeiras indicações e comentários sobre seu Mapa Astral. É uma referência muito interessante para quem ainda não se consultou com um astrólogo e deseja ter uma primeira mensagem astrológica pessoal.
- Indicação dos Remédios Florais: Poderão ser receitados os remédios Florais de acordo com a posição dos signos e
planetas de seu mapa astrológico.
- Previsões Interpretadas: Sobre o mapa Astral da pessoa.
- Análise dos Trânsitos Planetários Anual, vale para um ano.
- Análise da Revolução Solar Anual, vale para um ano.
- Tarô Oracular: Leitura das Cartas de Tarô.
- Os Anjos Cabalísticos: o nome de seu Anjo Cabalístico, com as datas durante o ano de aproximação de seu Anjo, com salmo indicado.
- TERAPIA FLORAL
NA PSICOPEDAGOGIA: Tem o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando a intervenção do Psicopedagogo.É importante lembrar que os florais só deverá ser ministrado após o diagnóstico, para que se possa identificar o que o sujeito necessita. Se percebermos na anamnese que a mãe ou o pai necessita de algum floral pode-se também recomendar.
A TERAPIA FLORAL NOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
(FLORAIS DO CERRADO, FLORAIS DE BACH BIO-FLORAIS E OUTROS)
À tempos o processo de aprendizagem vem sendo estudado com a finalidade de buscar a maneira correta de ensinar as crianças, para que tenham possibilidades de se tornarem cidadãos capazes e conscientes de sua missão durante a vida. Assim, aprendizagem envolve o processo de desenvolvimento do ser humano e deve permitir à criança vivenciar experiências que possam ajudá-la durante toda sua existência.
Inúmeros programas de alfabetização, poucos com resultados, têm sido idealizados para atender desde as crianças consideradas normais, até aquelas classificadas como deficientes, superdotadas, hiperativas e que necessitam de tratamento especial.
Entretanto, além de uma prática pedagógica adequada, a terapia Floral traz ótimas opções para melhoria do aprendizado, independentemente da presença de algum tipo de deficiência, pois, características como a dispersão ou a insegurança podem comprometer muito o desempenho do indivíduo no processo de aprendizagem.
E como Terapeuta Floral e Educadora tenho tido a oportunidade de observar detalhadamente os benefícios dos florais sobre as dificuldades da aprendizagem. Os resultados satisfatórios que se observa são efetivos e se dão de forma natural e saudável.
CASA DO APRENDER
"ESPAÇO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA"
Elcely Soares Dourado.
Formação Profissional:
- Graduada em Pedagogia, formada na Universidade Católica de Goiás (UCG) – HOJE, PUC GOIÁS
- Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica, formada na Universidade Católica de Goiás (UCG).
E-Mail: elcely@hotmail.com
Goiânia, _________/_________/___________
Elcely Soares Dourado – CR ________
_____________________________________________
CASA DO APRENDER
ESPAÇO DE EDUCAÇÃO HOLÍSTICA
Psicopedagoga Clínica:
Elcely Soares Dourado
Nenhum comentário:
Postar um comentário